Lançamento do Livro “Do Local ao Global” Reúne Especialistas Internacionais em Gestão de Riscos e Mudanças Climáticas
São Paulo, 04 de maio de 2025 – Em evento virtual de grande relevância científica, foi realizado o lançamento do livro “Do Local ao Global – Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres”. A mediação foi conduzida por Luciana Alonde, pesquisadora do SemaVem, que deu as boas-vindas ao público e destacou a importância do encontro para a construção de soluções integradas frente aos desafios climáticos.
Por Geografia Rock
Publicado em 04/05/2025 19:52 • Atualizado 04/05/2025 21:33
uma imagem ilustrativa ou fazer o layout de um card.
Luciana iniciou a cerimônia com uma autodescrição, reforçando o compromisso com a acessibilidade. Em seguida, apresentou os renomados participantes da mesa de abertura, entre eles lideranças indígenas, pesquisadores, professores, representantes de instituições nacionais e internacionais, e autoridades da ONU.
A primeira fala foi de Mário Andrés Salgado Galvez, representante do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) para as Américas e Caribe. Mesmo em trânsito e sob ambiente ruidoso, Mário fez questão de agradecer o convite e ressaltou a importância da publicação como ferramenta para promover a interseção entre saberes científicos, tradicionais e comunitários na gestão de riscos e na adaptação às mudanças climáticas.
“É essencial compreender o risco de forma ampla, unindo ciência, educação e saberes ancestrais. A obra destaca ainda o papel central das mulheres e da participação comunitária na construção de resiliência”, afirmou Galvez.
Na sequência, Orivaldo Brunini, da FUNDAG, abordou a relevância do tema sob a ótica da resiliência municipal e da sustentabilidade social, indo além do impacto ambiental e agrícola. Ele compartilhou a atuação da Fundação com mais de 600 projetos em diversos países e destacou parcerias estratégicas com instituições como a Secretaria de Agricultura e a Organização Meteorológica Mundial.
“Precisamos pensar as mudanças climáticas como um problema sistêmico, que afeta desde a agricultura até o deslocamento de pessoas. A FUNDAG trabalha ativamente para desenvolver soluções, como a gestão de mais de 230 estações meteorológicas e novas iniciativas em parceria com municípios, como o projeto de monitoramento climático em Campinas”, explicou Brunini.
Estão entre os convidados deste lançamento nomes como o professor Lourenço Manione (Centro Paula Souza), o cacique Chicão Terena (Terra Indígena Copenote/SP), Humberto Alves Barbosa (UFAL e EUMETSAT), Ressus Gonçalves Pérez (Associação Espanhola de Geografia), José Aparecido dos Santos (AGB-Bauru), Rubem Camilo Luiz Gonçalves (UGI/Universidade de Santiago de Compostela), Mônica Sanders (Georgetown University), entre muitos outros representantes de instituições da Espanha, Angola e Brasil.
A cerimônia de lançamento seguiu com falas institucionais e apresentação dos principais destaques do livro, que será disponibilizado gratuitamente ao público.
O evento marcou não apenas o lançamento de uma obra técnica e essencial para o debate sobre o futuro do planeta, mas também uma celebração da união entre ciência, tradição e ação coletiva.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.