Black Metal
É uma vertente extrema do heavy metal que surgiu nos anos 80 e que foi evoluindo ao longo dos anos. A música é caracterizada por andamentos rápidos, vocais rasgados, guitarras altamente distorcidas. É um estilo sombrio, cru e agressivo que incorpora em suas letras temas como satanismo, anticristianismo e paganismo, sendo considerado usualmente o gênero musical mais extremo. O termo "black metal" foi cunhado pela banda Venom cujo nome foi retirado de seu álbum Black Metal lançado em 1982.
Death/Doom Metal
Death/doom metal, ou simplesmente death/doom, é um sub-gênero musical que mistura os estilos doom metal, de bandas como o Candlemass, com o death metal, de bandas como o Death e o Morbid Angel. Essa mistura incorpora um andamento lento, os riffs inspirados no Black Sabbath e o clima melancólico do doom metal, juntando-os à agressividade, os vocais guturais e os riffs atonais do death metal. O gênero teve seu auge no início da década de 90.
Death Metal
É um subgênero extremo do heavy metal. Tipicamente agrega guitarras com baixa afinação muito distorcidas, vocais urrados e gritos, bateria tocada de maneira agressiva e potente com uso de pedal duplo, alguns teclados ou atonalidade, ritmo extremamente rápido e mudanças abruptas de tempo. Uma das aparições pioneiras do termo foi a coletânea Death Metal (1984), lançada pela gravadora alemã Noise. Ela incluía canções do Helloween, Hellhammer e Running Wild.
Funk Metal
Também conhecido como thrash funk, funkcore ou punk-funk é um subgênero do Funk Rock e do Metal Alternativo que mescla técnicas sonoras e riffs característicos do metal e do funk. Caracteriza-se pelo uso de riffs bastante pesados típicos do heavy metal. Os compositores se aproximam de rimas "estilo-hip hop". O Funk metal evoluiu em meados dos anos 80, quando bandas de rock alternativo como Red Hot Chili Peppers e Fishbone começaram a mesclar funk com heavy metal.
Gothic Metal
Gothic metal é um subgênero do Heavy Metal e do Gothic Rock que combina o peso do Doom Metal ou Death-Doom com as atmosferas sombrias do Gothic Rock. O gênero surgiu no início da década de 1990 na Europa, como uma fusão do Death Metal com o Doom Metal. Pioneiros do Gothic Metal incluem Celtic Frost da Suíça, Paradise Lost, My Dying Bride e Anathema, todas do norte da Inglaterra.
Doom Metal
Doom Metal é um subgênero do Heavy Metal, caracterizado por andamentos lentos e guitarras sujas que evocam um clima sombrio e apavorante. As bandas do gênero tiveram muita influência dos primeiros álbuns do Black Sabbath, que serviram como base para o desenvolvimento de sua música. Nos anos 1980 o Doom Metal foi estabelecido com os trabalhos das bandas Witchfinder General, Pentagram, Saint Vitus, Trouble e, finalmente, Candlemass, considerado o maior expoente do gênero.
Hair Metal
Nos anos 80 o hard rock "setentista" sofreu algumas evoluções e mudanças, bandas novas acrescentaram influências punk e glam na aparência e no visual, em alguns países esse estilo musical é chamado de hair metal. Bandas antigas também passaram a seguir o estilo, como Kiss e Van Halen. Como exemplo de bandas novas, Bon Jovi, Mötley Crüe, Twisted Sister e Poison
Heavy Metal
O crítico de rock, Lester Bangs, ex-editor da revista Cream, retirou o termo “heavy metal” de um romance de William Burroughs e o associou ao rock depois desta expressão ser incluída em uma música "Born to be wild" do Steppenwolf. Esta música, remete ao som de um “trovão de metal pesado” e faz parte da trilha sonora do filme Easy Rider (Sem Destino), de 1969, que contribuiu para a disseminação do rock pesado.
Thrash Metal
É um subgênero do Heavy Metal caracterizado por seu ritmo rápido e agressividade. As letras normalmente tratam de problemas sociais e repudiam o rígido controle do Estado, usando linguagem forte e direta. O gênero nasceu no início dos anos 1980, combinando o ritmo veloz da bateria e a atitude do Hardcore Punk com uso de pedal duplo, além de pesados e complexos estilos de guitarra influenciados pela New Wave of British Heavy Metal.
Metal Cristão
O metal cristão ou white metal é um gênero musical que engloba todo estilo de metal que possua letras cristãs. Muitos não o consideram um gênero musical, por ser um termo muito abrangente. Esses o consideram apenas uma nomenclatura que agrega todos os estilos de metal com letras cristãs. O metal cristão tem sua origem no começo dos anos 1970. Geralmente, Resurrection Band, Messiah Prophet, Jerusalem, Jesus&Mary Jane são citadas como as primeiras bandas de Metal Cristão.
Metal Gótico
É um subgênero do Heavy Metal e do Rock Gótico que combina o peso do Doom Metal ou Death-Doom com as atmosferas sombrias do Rock Gótico. O gênero surgiu no início da década de 1990 na Europa, originalmente como uma excrescência do Death-Doom, a fusão do Death Metal com Doom Metal. O termo Gothic entrou no Heavy Metal com o lançamento do álbum Gothic do Paradise Lost em 1991.
Nu Metal
É um subgênero do heavy metal. É uma fusão musical que combina elementos do metal com outros gêneros, como o hip-hop e a música industrial e é classificado como parte do metal alternativo. Bandas de rock dos anos de 1980 e 1990 ao combinar riffs agressivos com estruturas pop e influências a partir de uma variedade de gêneros, dentro e fora do heavy metal. O single “Epic” do Faith No More é considerado por alguns como a primeira encarnação do nu metal.
Metal Sinfônico
É um termo usado para descrever a música heavy metal que possui elementos sinfônicos, ou seja, elementos que são ou emprestados da música clássica ou, como aconteceu com o rock progressivo, criar um estilo que lembra ela, por exemplo, vocais femininos de ópera, instrumentação que inclui violões e diferentes tipos de teclados, em vez de depender exclusivamente de guitarras elétricas.
HORA DO METAL
Locução por:
AUTO DJ